Visto americano: o que muda?

O novo presidente dos EUA já chegou abalando o sistema migratório, deixando turistas brasileiros com receio de não conseguir o visto; a TheBigHouse traz respostas para te deixar mais tranquilo e entender as reais alterações, além de um passo a passo para não errar

Desde que o nome de Donald Trump começou a ser ligado à política norte-americana, muitas teorias já rolaram. Algumas, por pura rincha política, mas muitas tiveram origem em suas próprias falas que pregam, muitas vezes, superioridade e perseguição.

O fato é que Trump venceu as eleições tornando-se, recentemente, o mais novo presidente dos Estados Unidos e, boatos ou sensacionalismo à parte, nós turistas latinos, acabamos ficando cheios de dúvidas: vou ter meu visto caçado?

Vou conseguir renovar meu visto?
Terei que mudar o destino do meu intercâmbio?

Calma! Até agora, as regras para brasileiros em relação à obtenção do visto são as mesmas.
A única mudança foi em relação à etapa de entrevista que, na prática, não altera muito o processo.

Agora, quem quiser renovar o visto após 12 meses do vencimento precisa, necessariamente, passar novamente pela entrevista (antes, isso era necessário somente após 48 meses do vencimento).

Outra nova regra é em relação à idade da isenção. Antes de Trump, brasileiros de até 15 anos e entre 66 e 79 anos eram isentos, hoje, são isentos apenas menores de 14 anos e maiores de 79 anos.

Essas mudanças aconteceram logo nos primeiros dias de Trump no cargo, quando, no final de janeiro passado, ele assinou um decreto proibindo a entrada de muçulmanos no país e endurecendo algumas regras para a obtenção do visto.

Na prática, aqui no Brasil, essas mudanças somente levarão mais pessoas a renovarem o visto e passarem pela entrevista, tornando o processo um pouco mais lento que o normal.

Trabalhar e estudar nos EUA

Apesar de nada ter mudado em relação ao visto de trabalho para brasileiros, há sempre um alerta.
O governo Trump já sinalizou que quer priorizar as vagas de trabalho dentro do país para os cidadãos norte-americanos, diminuindo a concessão de vistos H-1B.

Quem foi para estudar e pretende trabalhar, se enquadrando no visto de trabalho tipo H-1B, pode ser prejudicado futuramente. Porém, quem vai só para estudar, não precisa temer, por enquanto, já que não houveram alterações no visto de estudante.
O visto para intercambista continua sem alteração. Nada deve mudar, por enquanto.
Portanto, podemos continuar planejando nossos intercâmbios para lá, como o das férias de janeiro de 2018, para a Flórida, que está a todo vapor!

Afinal, como tirar o visto americano?

Well, se nada mudou e você decidiu realizar o seu sonho indo para os Estados Unidos de qualquer jeito,
então, a TheBigHouse te ajuda com dicas espertas para a obtenção do visto.
Confira o passo a passo e boa viagem:

1. Clique aqui para preencher o formulário DS-160

2. Para iniciar, você precisará pagar a taxa única de 160 dólares para o processo do visto. O pagamento pode ser via cartão de crédito no site do agendamento, por telefone, boleto bancário ou diretamente em uma agência Citibank

3. Em seguida, após pagamento, agende a visita em um dos CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) por esse site. Se necessário, agende também a entrevista no Consulado/Embaixada, que poderá ser no dia seguinte à visita ao CASV ou até 8 dias depois.

4. No CASV você fará a foto e a coleta de impressões digitais, basta levar o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.

5. Se solicitada a entrevista, compareça á embaixada ou em um dos consulados com o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

6. Após concedido o visto, será possível receber o visto em casa em um local da DHS pré-escolhido.

Agora, se você quer deixar essa responsabilidade com experts e ainda por cima ter dicas e ficar por dentro de como possivelmente ter sucesso na aplicação do seu pedido de visto americano, entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar!

Escanear o código