Já vamos combinar desde o início, a Nova Zelândia não é longe!
Antigamente até que fazia sentido, mas hoje em dia, com rota aérea em sentido anti-horário você chegue na Nova Zelândia quase em menos tempo de voo que você vai até Vancouver, no Canadá. O país é formado por duas grandes ilhas – geralmente referidas como – a ilha do Norte e a do Sul, tem como a cidade mais populosa Auckland, porém sua capital é Wellington. As duas ilhas alongadas, combinam muito com o significado do seu nome, sendo originada na língua Maori, o nome Nova Zelândia significa “Terra da Longa Nuvem Branca”.
A moeda deste país é o dólar neozelandês, que é similar a cotação do dólar australiano e canadense e mais econômico que o dólar americano e até mesmo que o dólar canadense.
Os nativos da Nova Zelândia são entre outros, os Maoris. O país foi colonizado pela Inglaterra e a língua oficial é o inglês. O esporte oficial é o Rugby.
O animal símbolo é o kiwi (que além de uma fruta, também é esse pássaro de forma engraçada!).
Em terceiro lugar, mas não menos importante: é a economia é estável e, sem dúvida, considerada uma das melhores do mundo. Toda criança e adolescente tem direito educação pública e gratuita.
Em conclusão, as lindas paisagens, o clima ameno e temperado, permite vivenciar verões agradáveis e inverno com neve, mas sempre ensolarado.
Vamos falar das duas cidades mais importantes cidades da Nova Zelândia?
Foto de Nate Hovee no Pexels
Auckland
Para uma vista panorâmica da cidade, não pode faltar no seu roteiro a famosa Sky Tower.
No Porto de Auckland, visite e encante-se com as obras da Art Gallery e não perca o Museu Memorial da Guerra de Auckland e entenda a força dos kiwis.
Ficou com sede? Vá até a Queen Street e experimente a variedade dos pubs nessa região!
Wellington
Com uma população estimada em cerca de 300 mil moradores, você via poder passear descontraidamente pelo centro e a Cuba Street, onde você vai ser convidado a experimentar um bom café ou uma refeição completa em um dos bares, cafés e restaurantes.
O Jardim Botânico te encantará! Uma diversidade de espécies e muito verde! E para relaxar, que tal a praia da Oriental Bay?
Agora que conseguimos te inspirar, vamos ver os 10 aspectos para decidir de uma vez por todas que a Nova Zelândia é feita para você, ou você para ela!
1. Infraestrutura
Com somente uma escala – no Chile ou Argentina – saia de São Paulo, ou de outro aeroporto internacional, e alcance Auckland no seu próximo voo.
Mesmo sendo um país pequeno se comparado com o Brasil e tantos outros ao redor do mundo, a Nova Zelândia conta com uma grande rede de hotéis e serviços ao turista bem projetados. Em todas as regiões você encontra cidades como Queenstown, que possui cerca de 20 mil moradores, mas que recebe mais de 2 milhões de visitantes ao ano!
2. Qualidade de vida
A qualidade de vida na Nova Zelândia se reflete muito no modo de vida dos seus cidadãos. Cerca de um terço do território da Nova Zelândia são de áreas protegidas. Os parques nacionais Tongarino, Abel Tasman e Mount Cook, são os maiores e mais importantes. Fica fácil de entender que os níveis de poluição são baixíssimos, com muito verde! Quase 30% das terras são coloridas pelo verde das florestas e possuem uma geografia deslumbrante.
3. Visto
Há diferentes tipos de visto para a Nova Zelândia de acordo com seu propósito e duração de estadia no país.
Hoje, os requerimentos necessários para o pedido do visto são:
- passaporte em dia;
- comprovante de renda (pode ser o formulário oficial ou o extrato bancário);
- carta de matrícula e pagamento do curso para a escola;
- ter uma reserva de acomodação no país;
- pagamento da taxa consular;
- passagem aérea de ida e volta.
Dependo da duração da sua estadia, será necessário exames médicos simples, como raio-X do pulmão.
Lembre-se que com o visto de estudo na Nova Zelândia você poderá conciliar até 20 horas semanais de trabalho, sem burocracia adicional, aconselhamos que seu curso tenha duração de no mínimo 14 semanas e 20 horas de aulas por semana.
4. Gastronomia
Variedade – assim como as belezas naturais desse destino, se reflete na gastronomia! O fish and chips, é uma versão inspirada ao prato inglês com peixe empanado rodeado de batatas fritas, geralmente servido com molho tártaro é uma herança da colonização britânica. Além de delicioso, pode ser encontrado em todo lugar! E o melhor, com valores bem econômicos.
Muitos tipos diversos de peixes e frutos do mar compõe o cardápio típico do Neo Zelandês.
Mas se você prefere mesmo um bom bife, você vai encontrar uma grande variedade! Carne de carneiro, boi, porco ou frango, sempre acompanhados de uma ótima salada fresca para manter a vida saudável.
Ervilhas, tomate, pepino e beterraba fazem parte do cardápio local. Mas os “kiwis” amam experimentar novos sabores. Em toda parte, é possível encontrar restaurantes asiáticos, principalmente os chineses, entre outros.
5. Sistema Educacional de Qualidade
A Nova Zelândia é uma ótima opção para quem quer aprender ou aprimorar o inglês. Há também muitas oportunidades para começar uma nova carreira ou até mesmo se aperfeiçoar na sua área de conhecimento.
O ensino universitário é destaque na Nova Zelândia. A University of Auckland, a Auckland University of Technology e a University of Waikato estão entre as melhores e mais prestigiadas. Se prepare para estudar com pessoas do mundo todo! Cerca de 20% dos alunos do sistema educacional são estrangeiros.
O ensino superior, é acessível para residentes e estrangeiros, sendo bastante reconhecido internacionalmente.
Para os estudantes internacionais, nível de inglês comprovado por um teste internacional, conhecimento prévio e qualificação acadêmica mínima para o curso estão entre as exigências para que você tenha acesso à instituição escolhida, mas, todos têm direito ao ensino de altíssima qualidade no país.
Na TheBigHouse temos parcerias com várias escolas, high schools, colleges e universidades para garantir opções ao seu acesso a melhor instituição na Nova Zelândia.
6. Variedade em cursos
Como falamos, você pode trabalhar enquanto estuda e pode ainda se inserir em cursos profissionalizantes, de graduação, pós, MBA e até mesmo aprender como empreender na Nova Zelândia.
Há muitas razões para se escolher a Nova Zelândia quando falamos em aprender ou aprimorar o conhecimento em inglês. Não importa se o seu nível atual é básico ou avançado, existe um curso perfeito para você!
Foto de Ketan Kumawat no Pexels
7. Tipos de moradia e suas diferenças
Há muitas opções de acomodação na Nova Zelândia. Ao chegar, recomendamos algumas semanas ou até um mês em uma homestay onde você pode ter um quarto individual ou compartilhado em uma família local, com ou sem refeições inclusas. Além de ser a opção mais econômica, você ainda vai ter pessoas locais para te auxiliar com as trivialidades do dia a dia!
Outro tipo de acomodação são as student residences – que são parecidas com as nossas repúblicas no Brasil. Muitas student residences possuem uma família local que mora no condomínio e cuida da ordem e manutenção do prédio, bem como da limpeza e segurança do local.
Finalmente, os flatmates ou mais simplesmente casas ou apartamentos para aluguel. Os flatmates são a melhor opção para quem viaja com a família ou quer mais privacidade. No entanto, pode ser um desafio para aluga-los diretamente da imobiliária local. Sempre peça ajuda e conselho sobre as propriedades que você gostou e pensa em alugar, bem como com o contrato e detalhes do imóvel, do pagamento e da desocupação.
8. Oportunidades de trabalho
O seu nível de conhecimento de inglês pode ser seu aliado ou seu empecilho no acesso a um trabalho, assim como um currículo bem elaborado. Temos parceria com escolas que oferecem gratuitamente aulas específicas para te ajudar a escrever um currículo impecável, além da preparação para as entrevistas e direcionamento de onde e como encontrara as vagas que você busca!
Especialmente na busca do primeiro emprego, lembre-se que manter uma mente aberta e se aventurar em novas experiências de trabalho podem ser a chave do sucesso no início da sua jornada na Nova Zelândia, Empregos temporários, além de te dar um fôlego financeiro, também te ajudam com o networking e o idioma. A área turística e hoteleira é muito presente na Nova Zelândia e oferece ótimas oportunidades, com funções relacionadas às várias áreas do setor de serviços, como bares, restaurantes, resorts e hotéis.
Aqui na TheBigHouse temos contato com escolas e essas com empregadores locais. Sua network inicial para um intercâmbio de sucesso!
Foto de Nathan Cowley no Pexels
9. As belas paisagens
Bay of Islands, é um paraíso que está ainda mais próximo a Auckland — são 230 km norte. Você poderá visitar baías e praias quase desertas, além de se divertir com passeios de barco e mergulho profissional.
O Parque Nacional de Tongarino, que é preservado legalmente desde 1894, sendo o mais antigo do país. Com 80 mil hectares de lagos límpidos e vulcões ativos, fica localizado a 330 km ao sul de Auckland.
Gosta de mergulhar, ou até mesmo pegar uma canoa? Com toda certeza, o Milford Sound – que é o principal fiorde do Parque Nacional de Fiordland – é o local a se visitar. Esse local guarda outros 14 braços de mar entre as montanhas.
Não apenas, mas nas Cavernas de Waitomo, situadas na Ilha Norte, você pode ter uma experiência subterrânea. Criado através de rios e crateras embaixo da superfície terrestre, esse lugar é como um labirinto dentro da terra! Uma das coisas inesquecíveis desse lugar é a quantidade de vagalumes que faz com que as cavernas pareçam uma galáxia com o brilho de milhares de vagalumes.
10. E agora é com você! Fazer as malas e embarcar!
Na lista acima procuramos mostrar a você os aspectos mais importantes para que seu intercâmbio tenha sucesso. Acreditamos que se você os seguir poderá evitar vários problemas no seu novo lar!
Ficou com vontade de comprar seu curso, fazer seu visto e arrumar as malas? Mas, antes de deixar o Brasil, nos pergunte sobre bolsas de estudo e oportunidades de trabalho na Nova Zelândia!