A Páscoa pelo mundo

A Páscoa está chegando e a TheBigHouse preparou para você algumas curiosidades mostrando como a Páscoa é comemorada ao redor do mundo.

Dando início a nossa viagem ao redor do mundo, começamos pelo Brasil. Aqui no Brasil, a Páscoa está associada a presentear e comer ovos de chocolate. No entanto, segundo a religião cristã, a Páscoa celebra a ressurreição de Cristo e a regeneração da vida. Mesmo dentro do nosso próprio país, devido a influências dos imigrantes e pelo fato do Brasil ser um país continental, não faltam tradições diferentes.

Mas você pensou que a Páscoa em outros países é igual? Leia e se surpreenda:

Austrália:

Nós temos o coelhinho da Páscoa, né? Você sabia que na Austrália, quem distribui ovos de chocolate é o Bilby, um marsupial, com o olfato apurado, nativo do país. Isso é porque os coelhos foram introduzidos na Austrália sem consciência do fato de que eles iriam se multiplicar de tal modo de virar uma praga. Então os Australianos escolheram o seu novo mascote, que inclusive corre risco de extinção, Sensibilizando a população para a sua preservação.

Guatemala:

Como aqui no Brasil, na Guatemala as celebrações religiosas marcam a Páscoa. Eles preparam ss cidades e as decoram com tapetes feitos com areias coloridas e flores. Esses tapetes marcam o caminho dos fieis até a igreja. Adicionalmente, os participantes das tradições de Páscoa na Guatemala usam trajes tradicionais e máscaras coloridas, criando uma atmosfera vibrante e animada. Quem observa e prestigia esse evento vai vivenciar uma experiência visual única.

E nossa volta ao redor do mundo continua! Prepare-se para mais
tradições e curiosidades de Páscoa

França:

Agora, algo nem um pouco comum aqui no Brasil é a omelete gigante que os Franceses de Bessières e Mazeres preparam na Páscoa. Não muito tempo atrás, uma tradição que começou nos anos 70, essas omeletes são preparadas em frigideiras gigantes por vários cozinheiros. Já fizeram omeletes com mais de 5 mil ovos! Essa comemoração reúne vizinhança. Segundo a lenda, Napoleão e seu exército, passando pela região rural francesa, pararam em uma pequena cidade para comer. A princípio uma omelete foi servida a Napoleão, que gostou tanto da iguaria que ordenou aos cozinheiros que fizessem uma omelete gigante para todo seu exército.

Alemanha:

A nossa tradição de ovos de Páscoa continua também na Alemania. Mas lá, além dos ovos de chocolate, os Alemães usam ovos de galinhas para decorar as árvores. Eles, meticulosamente, preparam e decoram os ovos com tinta e papel. O resultado é uma linda árvore bem colorida. Alguns alemães guardam os ovos e os reutilizam toda Páscoa, adicionando outros a cada ano. E no fim, a coleção de ovos acaba crescendo a cada ano. Essa é uma celebração da Páscoa e também da chegada da primavera e regeneração das plantas e árvores após um longo inverno.

Bermudas:

Um outro costume religioso é o de empinar pipa. Você deve estar se perguntando “Mas como assim? ”. Para lembrar a ascensão de Cristo ao céu se empinam pipa durante as comemorações da Páscoa nas Bermudas. Hoje em dia são feitas pipas são super elaboradas. Elas tem diversos formatos e cores.

E aí? Sabia dessas tradições? Continue lendo – preparamos mais curiosidades sobre a
Páscoa para te surpreender!

Finlândia:

Mas quando a Páscoa parece Halloween, isso realmente é estranho, não é? As celebrações da Páscoa na Finlândia lembram o Halloween porque as crianças se fantasiam de bruxos e bruxas e pedem doces pela vizinhança. As fantasias consistem normalmente em vestidos coloridos, chapéu e vassoura. A tradição diz que, quando os bruxinhos e bruxinhas levam gravetos decorados com papéis e penas coloridos para seus vizinhos, suas casas são abençoadas, porque os gravetos têm o poder de espantar os espíritos malignos. Como recompensa, doces!

Índia:

Outra comemoração que é normalmente considerada Páscoa é o festival Indiano chamado Holi. Esse festival não se baseia nas mesmas crenças religiosas que a nossa Páscoa, mas acontece no mesmo período. Além disso, é um feriado muito esperado pelas crianças e também a comemoração do início da primavera Como já vimos, em outros países usam-se decorações, ovos, pipas ou até tapetes coloridos. Adivinha só! Na Índia são as pessoas que se colorem. Depois de muita música, dança e comidas especiais, os anfitriões marcam a testa de seus convidados usando pós de diferentes cores. Por exemplo, é normal que as crianças (e os adultos mais ligados à sua criança interior) entram na brincadeira, atirando pós coloridos uns nos outros.

Polônia:

Os poloneses têm a tradição de fazerem deliciosos pães de Páscoa. Tipicamente, eles decoram os pães com uma cobertura de baunilha ou chocolate, e ficam parecidos, na verdade, com um bolo de consistência como um brioche. Mas a tradição diz que os maridos não podem ajudar a preparar esse pão, porque se eles ajudarem a massa não vai dar liga ou não vai crescer. Além disso se eles têm bigode e ajudarem na preparação, o bigode deles ficara branco! As mulheres acham que isso é só uma desculpa para não ajudar!

Ainda girando o mundo na Páscoa! Aprenda mais sobre os últimos 2 países que
selecionamos para você! 

Escócia:

A tradição escocesa se parece com a alemã. Do mesmo modo, os escoceses também decoram os ovos de galinha com tinta e papéis coloridos, criando desenhos cheios de detalhes. Esses ovos não foram esvaziados antes de receberem sua pintura e decoração! Eles foram sim cozidos. Os escoceses não penduram os ovos nas árvores de Páscoa. Mesmo que, em família, eles organizam uma competição onde cada um deve rolar o seu ovo colorido morro abaixo. Ganha quem conseguir fazer o ovo chegar mais longe sem quebrar!

Suíça:

Na Suíça, a comemoração de renovação da vida se baseia em água. Para ilustrar, imagine casas e ruas enfeitadas com guirlandas, ovos pintados e outras decorações coloridas, as fontes são um espetáculo a parte!. A água é como uma parte fundamental para a vida e a regeneração e por isso o elemento central e foco nas comemorações. Viva a Páscoa suíça, onde a beleza da natureza se une à renovação celebrada de maneira única e cativante.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Planeje agora em qual desses destinos você vai querer passar sua próxima Páscoa! Entre em contato